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A jornada do paciente na Vivere

A jornada do paciente na Vivere

Nosso cuidado diferenciado começa desde o seu primeiro contato conosco e segue por tempo indeterminado.

Nesse artigo, vamos contar a você como acontece a jornada do paciente na Vivere – Clínica de Oncologia e particularidades de cada etapa.

O primeiro contato

O seu primeiro contato será com nossos profissionais de secretariado, eles darão as boas-vindas a você e buscarão entender melhor sobre como a Vivere – Clínica de Oncologia pode ajudá-lo, além de buscar conhecer um pouco sobre você, para que possamos recebê-lo da melhor forma.

Com a intenção de tornar o seu atendimento mais otimizado, os profissionais podem fazer algumas perguntas como “você está sentindo algum sintoma?”, “você recebeu uma indicação de outro médico para buscar atendimento oncológico?”, “você tem histórico de câncer na família?”, e outros questionamentos que podem surgir a depender de cada situação, sempre buscando colher as informações essenciais para que o seu próximo contato conosco aconteça da melhor forma e com maior agilidade.

A partir disso, nossos profissionais seguirão, então, com o agendamento do seu atendimento, que primeiro passará por nossa equipe médica para, em seguida, ser direcionado à equipe de enfermagem ou à realização de exames, os quais abordaremos mais à frente.

Os planos de saúde

Além do atendimento de forma particular, temos a intenção de que o cuidado dedicado prestado por nossos profissionais chegue ao máximo de pessoas possíveis, e nós entendemos o quanto o equilíbrio financeiro é algo de extrema importância no dia a dia de todos, e isso inclui o cuidado com a saúde. Pensando nisso, nós temos credenciamento com oito operadoras de saúde, para que, dessa forma, se aumentem as probabilidades de que você possa receber o nosso atendimento através do seu plano de saúde, com pouca ou, até mesmo, nenhuma alteração na sua organização financeira.

A depender das condições do seu plano de saúde, pode ser necessário o pagamento de uma taxa adicional diretamente para a clínica ou para o próprio convênio, algo que é informado pelo convênio de saúde no momento da contratação do plano.

Caso você seja beneficiário de um plano de saúde da operadora TacchiMed, é necessário entrar em contato diretamente com a operadora para agendar o seu atendimento conosco. Por outro lado, caso você seja beneficiário de um plano de uma das outras operadoras que listamos acima, você pode entrar em contato diretamente com as unidades Vivere para agendar seu atendimento.

Chegando à clínica

Após recepcioná-lo e dar-lhe, pessoalmente, as boas-vindas, nossos profissionais secretários irão realizar o seu cadastro em sistema, para que possamos ter seus dados importantes e os dados futuros relacionados a atendimentos clínicos e aplicações de tratamentos reunidos e armazenados de forma segura.

Uma vez que o seu cadastro estiver pronto, o mesmo será encaminhado para o médico que, muito em breve, chamará você no consultório.

Com o médico oncologista

Ao chegar no consultório, nossa equipe médica buscará conhecer não apenas as informações que você já tem sobre a sua saúde, mas também conhecer sobre seus hábitos e sua rotina, uma vez que essas informações são importantes para o melhor entendimento do seu quadro de saúde como um todo.

Perguntas como “a quanto tempo você tem esses sintomas?”, “você fuma cigarros?”, “você bebe com frequência”, “como é a sua rotina de trabalho”, “pode contar um pouco sobre a sua alimentação?”, “você faz uso de alguma substância ilícita?”, além de muitas outras, podem ser feitas nesse momento, e é importante que você as responda com sinceridade, uma vez que, ocultar informações do seu médico, seja por vergonha, sentimento de culpa ou outro motivo, pode trazer complicações ao tratamento. Nossa equipe não está aqui com o objetivo de julgá-lo, mas sim de ajudá-lo e todas as perguntas são feitas de forma a buscar traçar a melhor abordagem possível para você, individualmente.

Juntamente com as respostas àquelas outras perguntas que foram feitas lá no começo, pelos nossos secretários, a nossa equipe médica passará, então, a conhecer você melhor e entender fatores que possam estar relacionados ao desenvolvimento de câncer, sejam esses fatores evitáveis, ambientais ou genéticos.

Cada caso é um caso, então, se você chega à Vivere por recomendação de outro médico e já possui exames, pode ser que a próxima etapa já seja o início do tratamento, ou pode ser que sejam prescritos exames para buscar entender o que está acontecendo em seu corpo e chegar a um diagnóstico.

Chegando ao diagnóstico, o médico irá utilizar de seus conhecimentos, técnicas e estudos científicos para definir o seu tratamento.

Com a equipe de enfermagem

Com o tratamento definido e o seu prontuário em mãos, nossa equipe de enfermagem dará início ao seu tratamento. Na Vivere, dispomos de tratamentos de quimioterapia, imunoterapia, terapia-alvo, hormonioterapia, terapia intravesical e intratecal, assim como o tratamento com imunobiológicos.

Se o seu tratamento precisar de abordagens cirúrgicas ou radioterápicas, nossos médicos lhe darão o devido encaminhamento, orientação, direcionamento e sugestões sobre a realização desses em locais adequados para os mesmos e com profissionais qualificados.

Seguindo com uma das abordagens que mencionamos mais acima, nossa equipe de enfermagem lhe acompanhará até a nossa sala de aplicação, no qual você será acomodado em uma poltrona para o recebimento da infusão.

Antes da aplicação, você será questionado sobre se tem sentido algum sintoma gripal ou de mal-estar, ou outros sintomas que podem ou não estar relacionados com o câncer. Em seguida, será feita uma verificação da sua pressão arterial, para chegar de que é seguro seguir com a aplicação.

Em caso positivo, o profissional de enfermagem realizará o implante de um acesso venoso, que pode ser via periférico ou via cateter venoso central (portocath), a depender da necessidade e das características da medicação. O acesso venoso central pode ser requerido em alguns protocolos para evitar danos às suas veias e também para evitar que haja futuras perfurações venosas em suas sessões posteriores.

Caso o profissional de enfermagem identifique que não é seguro seguir com a aplicação naquele momento, seja por pressão arterial alta ou outras questões, o médico responsável será acionado para uma avaliação e então determinará se a aplicação do tratamento poderá acontecer ainda naquele dia ou se será necessário reagendar e prescrever orientações, medicamentos ou exames complementares.

Durante o recebimento da medicação, a equipe de enfermagem ficará próxima, monitorando o seu estado, e atenta para agir em caso de algum mal-estar ou reação inesperada, acionando o médico responsável caso aconteça.

Após a sessão, serão registradas em seu prontuário as observações do que foi feito naquele dia, incluindo o seu estado de saúde e sinais vitais antes, durante e depois da aplicação, o medicamento utilizado, se surgiu algum desconforto ou reação inesperada e demais informações pertinentes a cada caso.

Toucas de resfriamento

Um diferencial que temos na Vivere são as toucas de resfriamento, as quais atuam promovendo uma vasoconstrição dos folículos na raiz do cabelo.

Um dos sintomas mais conhecidos da quimioterapia é a perda de cabelo, o que pode afetar significativamente a autoestima e o bem estar dos pacientes.

A vasoconstrição dos folículos capilares faz com que chegue uma quantidade menor de medicamento nessa região, protegendo, assim, a raiz do cabelo e diminuindo a perda do mesmo.

Há alguns casos, no entanto, em que o uso das toucas é contraindicado, por isso, a utilização da mesma é sempre discutida com o médico durante as consultas. Há, também, os demais tratamentos de câncer que não levam à queda de cabelo, não sendo necessário o uso das toucas de resfriamento.

Acompanhamento

Periodicamente, o médico responsável pelo seu atendimento na Vivere solicitará exames para acompanhar a evolução do seu tratamento e identificar se será necessária alguma mudança de abordagem ou não.

Além disso, consultas periódicas também acontecerão para entender o seu estado de saúde e também analisar os exames solicitados e deixar você ciente do que está acontecendo em cada etapa do tratamento.

Orientações também serão passadas a você por nossa equipe para que o tratamento tenha resultado positivo, isso inclui o abandono de hábitos prejudiciais e que levam ao câncer, como o de fumar cigarros, assim como a definição de uma dieta e o início de um acompanhamento psicológico.

Bem-estar

Na Vivere, costumamos usar o slogan “cuidamos de pessoas, não de doenças”, porque, além de tratar o câncer em si, nós nos preocupamos, de forma prioritária, com o seu bem-estar.

O bem-estar não se refere apenas à saúde física, mas também à mental e a você como um todo.

Buscando promover um atendimento de qualidade que leva em conta também esses aspectos, o seu tratamento na Vivere inclui, de forma complementar, consultas com profissionais de nutrição e psicologia.

Em cada sessão, nossos profissionais de nutrição se inteiram sobre como estão as suas refeições e prescrevem uma dieta saudável levando em conta o seu tratamento e o que o seu corpo precisa naquele momento, além de orientações para reduzir os sintomas de náuseas por meio da alimentação.

Nossos profissionais de psicologia, por sua vez, buscam entender sobre o seu estado emocional e ajudá-lo a cuidar da mente através do diálogo, da compreensão e de orientações valiosas para ajudá-lo a sentir-se bem.

Ademais, você terá uma avaliação dos nossos profissionais farmacêuticos que, por sua vez, farão uma revisão dos medicamentos e suplementos que você precisará, informando sobre o uso correto das medicações, possíveis reações e efeitos colaterais, assim como as orientações sobre o que fazer nessas situações.

Acolhimento

Nossos profissionais de secretariado, além do atendimento, também realizam o acolhimento dos pacientes, isso significa estarem disponíveis caso você precise de ajuda.

Caso você sinta algum sintoma enquanto estiver fora da clínica, tenha dúvidas ou precise passar alguma informação à equipe de saúde, poderá entrar em contato com nossos canais de atendimento das Unidades Nova Prata e Guaporé, mesmo que o seu tratamento já tenha sido concluído.

Agora que você já conheceu a jornada do paciente na Vivere, saiba que estamos de braços abertos para receber você sempre que precisar.

Conte conosco!

 

Redação: Thomas Shepherd.

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